Casamento alianças

Casamento católico: saiba tudo sobre a celebração

Mais do que a simbologia da união entre duas pessoas, o casamento religioso é o sacramento dessa união entre duas pessoas que se amam e sua consagração perante Deus. As tradições milenares do casamento católico incluem rituais há muito seguidos, embora parte deles tenham passado por pequenas alterações nos últimos anos. A essência, porém, continua igual.

É claro que bem mais do que as tradições da Igreja Católica e seus ritos sagrados, o casamento religioso é o momento especial de maior emoção esperado com ansiedade pelos noivos. É o dia mágico da realização de um grande sonho.

Momento muito especial para os pais

Também exerce fascinação e provoca muita emoção entre amigos e familiares de ambos os noivos, pois todos querem presenciar aqueles momentos de muita ansiedade que cercam o casal, embora todos já saibam que o clímax será mesmo com a tradicional profissão do “sim”.

Para os pais da noiva e do noivo, entretanto, o momento é sempre especial. Ver a filha sair do altar, toda vestida de branco – como é a preferência -, conduzida de braço com seu noivo e já marido, tem uma simbologia aos pais que é difícil explicar.

É o sonho que se completa com aquela menina antes pequenina e frágil e, agora, transformada em mulher pelas dádivas de Deus.

Nunca deixe tudo para a última hora

Não é menos emocionante para os pais do noivo, que recebem uma nova filha pela escolha de seu filho querido. No caso brasileiro, o casamento católico representa a vontade da imensa maioria da população e seus rituais enchem a todos de emoção, do início ao final da cerimônia – que quase sempre termina na também muito aguardada festa do matrimônio e o chá de cozinha.

Saber e conhecer todos estes rituais, portanto, é muito importante para o casal. Aliás, devido mesmo à sua importância, não é conveniente deixar a busca pelos procedimentos para a última hora, pois eles são até mesmo extenuantes para muitas pessoas.

Especialmente para aqueles noivos muito ocupados com compromissos de todo tipo e o trabalho de cada dia.

Fique atenta a todas as exigências legais

Entrar de véu e grinalda sobre o tapete vermelho da igreja – ou da cor que você escolher – tem a sua maravilhosa emoção, mas, antes disso, há uma via crucis (caminho da cruz, em latim) que você precisa percorrer atrás de documentos e exigências para um casamento católico.

Sem esses procedimentos, nem o padre dá prosseguimento ao cerimonial, assim como seu casamento não terá o reconhecimento sagrado e legal. Portanto, é melhor ficar atenta e seguir todas as exigências definidas pela igreja. E isso no aspecto religioso do cerimonial, pois, pelo lado prático, você ainda tem a definir detalhes tão importantes para a festa, como a decoração da igreja e até as famosas e delicadas lembrancinhas do casamento católico.

Autorização para casar em outra paróquia

Primeiro é preciso saber que cada paróquia define os seus procedimentos – o que vai depender muito de cada padre -, embora exista a necessidade de seguir o ritual religioso padrão definido para todo casamento católico pela matriz em Roma.

E é bom saber, também, que se você frequenta uma paróquia e pretende casar em outra, precisa levar, por escrito, autorização do padre de sua igreja original. Daquela que você costuma frequentar. Este detalhe já lhe dá uma ideia do conjunto das exigências.

Antes do cerimonial, veja a documentação

Então, vamos enumerar a sequência de exigências que você deverá seguir:

  1. Autorização ou licença da sua paróquia para casar em outra igreja;
  2. Seus documentos pessoais, como RG e CPF, com autenticação em cartório, para noivo e noiva;
  3. E não esqueça da certidão de batismo dos dois noivos;
  4. Também é preciso apresentar prova de residência;
  5. E tem que fazer o curso de noivos, com palestras de padre, professores e outros membros da igreja;
  6. Apresentar a documentação de duas testemunhas, autenticadas, e não podem ser os pais dos noivos ou menores de idade. Nesta documentação, devem estar nomes, RG, profissão, estado civil, endereço e nacionalidade;
  7. Fazer o pagamento de uma taxa na igreja, normalmente variando entre R$ 250,00 até valores acima de R$ 1.000,00, dependendo das exigências a serem apresentadas pelos noivos e que serão atendidas pela igreja, incluindo aí a definição sobre a decoração do local.

Algumas vantagens do casamento católico

O casamento católico também apresenta algumas vantagens em praticidade para os noivos. Uma delas é poder unir, numa só cerimônia, os casamentos no civil e no religioso. É claro que vocês também podem fazer as cerimônias separadas, ampliando a festa e em locais diferentes.

Mas, se a opção for pelo casamento religioso com efeito civil, há a necessidade de alguns procedimentos já definidos em lei.

Para unir as cerimônias do civil e religioso

Vamos ver quais são;

  • Você precisará agendar no Cartório Civil essa habilitação para o casamento, com uma antecedência de uns 60 dias. Não vá deixar para a última hora. O documento deverá ser retirado em Cartório com duas testemunhas;
  • Depois de realizada a cerimônia do casamento católico, é preciso retirar na igreja o Termo de Celebração com este efeito civil;
  • Posteriormente, reconhecer as firmas deste Termo em cartório;
  • Finalmente, comparecer ao Cartório Civil com este Termo para, então, retirar a sua Certidão de Casamento que servirá para todos os fins legais.

Quando os noivos têm religiões diferentes

Caso os noivos sejam de religiões diferentes, o casamento católico também pode ser realizado, mas, antes, convém conversar com o padre que fará a cerimônia para discutir detalhadamente como serão os procedimentos. Como já dissemos, cada padre pode estabelecer seus procedimentos locais, embora siga uma orientação geral da Igreja Católica.

Quando um dos noivos não é católico praticante, o casamento também pode ser realizado e, igualmente, é bom conversar com o padre. Ele vai definir as regras que devem ser seguidas. E não esquecer que, neste e em outros casos, há sempre a necessidade da realização do curso de noivos, normalmente na companhia de outros casais.

Estes cursos falam da importância sagrada do matrimônio perante a igreja e, claro, sempre há muitas observações sobre a vida de casado. É o caso das responsabilidades de cada um. Feito tudo isso, pronto, é só liberar os convites e preparar-se para a cerimônia do mais lindo casamento que o mundo já viu. O seu casamento católico.

Fonte: https://amocasamentos.com/