Celular-segurança

Como proteger seu smartphone contra hackers

Os proprietários de pequenas empresas estão profundamente cientes de que proteger os seus bens é uma prioridade máxima. Infelizmente, muitos empresários têm um ponto cego quando se trata de segurança cibernética. Alguns proprietários da SMB acreditam que é improvável que eles sejam o alvo dos hackers especificamente por causa de seu tamanho; eles assumem que os hackers são mais propensos a atingir empresas maiores com mais informações disponíveis para roubar. No entanto, a investigação não apoia esta ideia.

Além de armazenar informações sensíveis em laptops e desktops, as pequenas empresas de hoje dependem fortemente de dispositivos móveis, como smartphones, para fazer o trabalho. Smartphones de negócios, fornecidos pela empresa ou pelo empregado, são usados para uma gama de operações comerciais: controle de inventário, relações com os clientes, publicidade e marketing, banca e muito mais. Como tal, eles se tornam repositórios de dados valiosos que podem ser alvo de hackers e malware. Tomar as precauções adequadas para proteger os dados é muito parecido com investir em uma apólice de seguro, e a maioria se resume a instilar as melhores práticas em todo o seu negócio, não investindo em produtos caros.

Atualize os seus SO e aplicações imediatamente

A maioria das pessoas são culpadas de adiar ou ignorar as atualizações do sistema operacional e as atualizações de aplicativos, mas fazê-lo regularmente pode abri-lo a uma violação de dados. Os Hackers sabem como identificar e explorar vulnerabilidades nos sistemas; como essas vulnerabilidades são divulgadas à empresa, são feitas melhorias para aumentar a segurança e eliminar fraquezas. Quanto mais tempo você espera para atualizar seu telefone ou laptop, mais desatualizados são seus sistemas, tornando-o um alvo mais fácil para os hackers.

Se seu pequeno negócio utiliza uma política BYOD (traga seu próprio dispositivo), estabeleça um programa de treinamento e conscientização para seus funcionários. Certifique-se de que sua equipe entende que eles devem tomar precauções de segurança razoáveis ao usar seus smartphones e tablets, incluindo a execução de atualizações regulares e ser discernente sobre downloads de aplicativos.

Bloquear os seus dispositivos

Claro, é muito mais fácil manter o seu telefone desbloqueado o tempo todo, porque você pode chegar ao seu e-mail, Câmera, textos, e outros recursos mais rapidamente, mas basta pensar como você se sentiria se um estranho encontrou o seu telefone em um banco de ônibus ou em um café e poderia apenas tocar em seus aplicativos de negócios, contatos, e até informações bancárias e melhores aplicativos para celular. Se o seu telemóvel contiver informações do cliente, poderá até acabar na posição embaraçosa de informar os seus clientes de que os seus dados foram comprometidos, essencialmente devido a negligência.

Para evitar que isso aconteça, acenda sempre a senha de quatro ou seis dígitos – ou configure um código alfanumérico mais longo-de modo que se você perder o controle de seu telefone, ele não abrirá seu negócio inteiro para um estranho. A utilização de digitalização de impressões digitais e identificação facial também é uma excelente opção, pois é mais rápido e mais fácil do que memorizar um código de desbloqueio. Além disso, certifique-se de proteger com senha todos os aplicativos móveis que contêm dados pessoais, tais como bancos, e-mail e sua conta Amazon. Não use a mesma senha para todas as suas contas, e mude as suas senhas ocasionalmente para uma boa medida.

Usar Wi-Fi e Bluetooth sabiamente

A maioria das pessoas não pensa duas vezes sobre saltar em uma conexão Wi-Fi pública gratuita, mas as pessoas que operam dispositivos com informações comerciais sensíveis sobre eles devem exercer cautela jogos off line para celular Android. Os viajantes de negócios costumam usar o Wi-Fi do hotel ou centro de conferências.

Em geral, esta é uma prática OK como negócios como hotéis reputados e locais de eventos têm um interesse investido em manter a segurança de seus usuários Wi-Fi. No entanto, o acesso Wi-Fi público gratuito em áreas como centros comerciais, cafés, aeroportos, parques ou ginásios, é muitas vezes muito menos seguro.

Gerir as permissões das aplicações

Verifique os aplicativos em seu telefone para determinar se eles têm mais privilégios do que eles precisam para fazer o trabalho. Você pode conceder permissões para aplicativos como acesso à câmera, ao microfone, seus contatos e sua localização. Mantenha o controle das permissões que você deu a que aplicativos e revogue as permissões que não são necessárias.