Artistas italianos

Os artistas iItalianos mais importantes

A Itália produziu muitas mentes brilhantes que marcaram a história da arte. Durante o Renascimento, as cidades-estado italianas estavam no centro de um incrível florescimento da cultura visual que não só influenciaria gerações adiante, mas também redefiniria o que significava ser um artista. Pintores e escultores vieram a ser vistos não só como artesãos, mas também homens de aprendizagem que poderiam expressar algo profundamente pessoal. Depois veio o drama e a intensidade dos artistas barrocos. Os tempos modernos trouxeram mais mudanças, alguns artistas mergulharam profundamente em seu meio, enquanto outros se voltaram para questões políticas e sociais. Ao longo do caminho, houve personalidades destacadas que iluminaram as preocupações de seu tempo. Confira nossa lista de 10 das figuras mais interessantes da arte italiana.

Muito tem sido dito sobre este verdadeiro homem renascentista, que não era apenas um pintor, mas um matemático, cientista, engenheiro, inventor, arquiteto e muito, muito mais. A sua curiosidade e imaginação intermináveis levaram-no a sonhar com máquinas que estavam muito à frente do seu tempo, a mergulhar na anatomia de formas sem precedentes e, claro, a criar pinturas e desenhos que surpreenderiam as pessoas durante muitos séculos. Nas suas pinturas, há um sentido esmagador do mistério da existência – o mistério que ele procurava, de tantas formas, perseguir, dissecar e compreender.

Em muitos aspectos, Michelangelo definiu o que significa ser um artista. Apesar de ser conhecido pelas suas pinturas, considerava-se em primeiro lugar um escultor. Nascido e criado numa cidade pedreira, disse que bebia com o leite da mãe o dom de manusear o martelo e o cinzel. Um mestre da anatomia, ele usou os músculos e tendões do corpo humano para expressar sua poderosa visão do mundo.

Bellini foi o Veneziano do Renascimento que levou o meio da pintura a óleo para uma nova capacidade expressiva. Ele foi o pioneiro de uma técnica onde as cores foram gradualmente construídas em camadas finas e translúcidas. O resultado final é brilhante, rico e brilhante como nenhum outro. Em seus retábulos, você vai encontrar uma espécie de silêncio Pacífico, iluminado por cores deslumbrantes que parecem ser iluminados a partir de dentro.

Conhecido em livros de história da arte pelo que foi chamado de “realismo”, Caravaggio trouxe cenas bíblicas para a vida, lançando – as com pessoas do dia-a-dia-as pessoas da classe trabalhadora não lavadas dos backstreets. Conhecido por criar escândalos, ele famosamente modelou a Virgem Maria depois de uma prostituta famosa, em seguida, encheu a parte principal de um retábulo com a parte de trás de um cavalo. No entanto, entre ser exilado por ataques de violência e brigas, ele encontrou trabalho e reconhecimento como um dos artistas mais talentosos de sua geração.

Artemísia é um dos grandes pintores da era barroca. As artistas femininas de sua época estavam confinadas a pinturas e retratos ainda vivos, porque era considerado impróprio para as mulheres pintarem a partir da figura nua. Mas Artemísia não deixaria que isso a impedisse a origem e história do grafite urbano. Com apenas 17 anos, ela quebrou tabus com sua pintura de Susanna e os anciãos, em que ela orgulhosamente exibe um nu frontal completo, smack dab no centro da moldura. Ela foi estuprada dois anos depois por outro pintor e submetida a tortura durante a investigação do julgamento, mas suas lutas apenas alimentaram sua produção artística como ela acabou pintando após pintura de mulheres fortes e desafiadoras.

O escultor com o toque mágico que poderia transformar mármore em qualquer coisa que quisesse, Bernini era um gênio precoce que redefiniria o que era possível com a escultura. Na Galleria Borghese encontrará algumas das suas maiores obras-primas. Em Apolo e Daphne, você vai se maravilhar com as folhas de louro quase translúcidas conectadas por ramos pequenos que se estendem das pontas dos dedos de Daphne. Olhando para a violação de Prosperina, jura que a pedra se tornou carne viva e quente.

Fonte: https://artout.com.br/tudo-sobre-grafite/