Tatuagem riscos

Tatuagens e seus riscos para a saúde

As tatuagens existem desde meados dos anos 1800. Originalmente, as tatuagens eram usadas para fins curativos, religiosos e culturais. Avançar 170 anos depois e as tatuagens são mais prevalentes do que nunca. Indivíduos de todo o mundo estão escolhendo cobrir seus corpos com tinta como uma maneira de se expressar de uma forma exclusivamente criativa.

No entanto, à medida que cada vez mais pessoas escolhem decorar o seu corpo com tinta, não podemos deixar de perguntar: isto é seguro?

Riscos para a saúde

Não tens a certeza se queres contribuir para o mundo moderno das tatuagens com uma das tuas? Você pode querer ler esta lista de riscos para a saúde primeiro.

Câncer

As tatuagens causam cancro de pele? Esta tem sido uma questão que os investigadores têm explorado durante anos. Embora não haja conexão direta entre tatuagens e câncer de pele, existem alguns ingredientes na tinta de tattoo feminina que podem estar ligados ao câncer.

Quando se trata de câncer, tinta preta pode ser especialmente perigosa, porque contém um nível muito elevado de benzo(a)pireno. O Benzo (a) pireno está actualmente listado como cancerígeno pela Agência Internacional de Investigação do cancro (IARC). Funcionários de saúde e pesquisadores estão especialmente preocupados com os efeitos da tinta de tatuagem preta, como é a cor mais comumente usada para tatuar.

As tatuagens “Blackout” também suscitaram uma preocupação significativa entre funcionários de saúde e pesquisadores. Esta nova tendência quente pode ser especialmente perigosa, uma vez que requer que os indivíduos tenham grandes porções de seus corpos cobertos com tinta preta sólida e espessa. Além do medo de cancerígenos contidos na tinta, os indivíduos também estão preocupados com a forma como essas tatuagens cobrem o corpo.

Uma mudança na pigmentação da pele é um dos primeiros sinais de câncer de pele, particularmente melanoma. Quando o corpo é “apagado” com tinta de tatuagem, os indivíduos podem não ser capazes de notar essas mudanças imediatamente. Por esta razão, as tatuagens nunca devem ser colocadas sobre toupeiras pré-existentes, marcas de nascença, ou outras descolorações da pele ou anomalias.

Outro motivo de preocupação é o que acontece a uma tatuagem depois de tê-la há algum tempo. Com o tempo, as tatuagens tendem a desaparecer e a perder a pigmentação. Isto é especialmente verdadeiro para tatuagens pretas que tendem a quebrar muito mais rapidamente. Quando uma tatuagem começa a desaparecer e a perder o seu pigmento, pode criar muitos compostos causadores de cancro.

Alergia

Se a sua pele é sensível a certos perfumes, produtos de maquiagem, ou loções, então você pode querer pensar duas vezes antes de começar uma tatuagem. É bastante comum os indivíduos terem uma reação alérgica aos corantes usados em tatuagens.

Às vezes os indivíduos estão sob a suposição imprecisa de que as tatuagens contêm tinta inofensiva ou tinta. No entanto, esta tinta está realmente cheia de muitos produtos químicos e ingredientes não naturais que podem irritar a pele de uma pessoa. Se souber que tem uma pele sensível ou que tem reações alérgicas frequentes, poderá ser melhor consultar um alergista antes de fazer uma tatuagem.

Hepatite

A hepatite é uma grande preocupação quando se trata de fazer uma tatuagem. A hepatite é transmitida quase exclusivamente a partir de indivíduos que compartilham agulhas uns com os outros. É por isso que é absolutamente crucial investigar o seu salão de tatuagens antes de permitir que eles o pintem.

Visite sua loja várias vezes e certifique-se de que todos os funcionários estão usando luvas e usando agulhas novas e limpas antes de tatuar todos os clientes. Se você notar alguém usando a mesma agulha para várias tatuagens ou indivíduos, fuja!